A PRONÚNCIA CORRETA DE "SINTAXE"

Há algumas palavrinhas com X em sua grafia que nos enganam quanto a sua pronúncia. Pois bem, aqui vão duas que muita gente pronuncia incorretamente: INEXORÁVEL (lê-se "inezorável" e não "inecsorável") e SINTAXE (lê-se "sintásse", e não "sintacse"). E não se intimide se olharem pra você como se você estivesse errado. Fale com propriedade! Rs

24 comentários:

  1. Só se você for portuguesa....

    No Brasil, estas e outras palavras são pronunciadas de outra forma há décadas, se não há mais de século. Assim como não pronunciamos mais faCto, fazeIrE, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então "pobrema", "estrupo" estão certos não é Evelyne??? Que lógica foi essa??? kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Portuguesa! Por quê? Em Portugal não se pronuncia "sintásse", nem "fazeire"!
      E, no estado brasileiro do RS pronuncia-se "sintacse", será que não são brasileiros?

      Excluir
  2. Desculpa, Evelyne, mas nada a ver seu comentário.

    Sou brasileiro e sempre pronunciei "inezorável" e "sintásse", assim como todos os meus professores.

    ...E sempre achei horrível quem se mete a falar bonito e pronuncia "sintácse" e "inecsorável".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo e como classifica uma pessoa que normalmente pronunciar "sintacse" e "inezorável" será que essa pessoa estará a falar um horrível-bonitinho!? O preconceito linguístico é terrível...

      Excluir
  3. Concordo Rodrigo,eu sempre pronunciei "inezorável e sintasse", embora ouça em noticiários famosos as pronúncias incorretas.
    Obs. No entanto, só para quem entende de acentuação gráfica, não há necessidade de se acentuar a palavra "sintasse", mesmo para demonstrar a sua pronúncia, pois somente seria acentuada graficamente caso fosse uma oxítona (sintassê) ou proparoxítona (síntasse). Só para constar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que "sintacse" deve ser considerado como pronúncia incorreta?
      Então a etimologia não conta!? Basta ver como se pronuncia em grego, e em francês (língua de origem latina)!

      Excluir
  4. Adoro quando vocês discutem um post! (risos)

    Fico tão contente! Acabo aprendendo ainda mais.

    Grande beijo para os 3 acima do meu comentário!

    Lili

    ResponderExcluir
  5. Adorei todos os comentarios e a Lili, que moça educada! Parabéns a todos pelas otimas dicas e pelo tom empregado. E tao bom ler coisas assim na internet. Obrigada, viu? Ah! Desculpem pela falta de alguns acentos, nao é ignorância de minha parte (risos), é que meu teclado é europeu. E um pouco chato. Nao tenho paciência de ficar copiando no word e tranferindo depois. Abraço a todos. Jacqueline

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essas dicas. Gostei muito pois aprender e muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! Continue postando coisas assim :)

    ResponderExcluir
  8. Evelyne, a pronúncia errada, há décadas ou séculos, como você defende acima, mostra o quanto nós estamos atrasados na nossa própria língua. Eu só fiquei sabendo a forma correta de pronunciar "sintaxe" após fazer cursinhos para o vestibular.

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive dúvida em pronunciar estas palavras, cheguei até a perguntar para minha professora de faculdade, mas a mesma pronunciou de uma forma diferente.
    Portanto, hoje com sua ajuda aprendi a pronunciá-la corretamente.

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive dúvida em pronunciar estas palavras, cheguei até a perguntar para minha professora de faculdade, mas a mesma pronunciou de uma forma diferente.
    Portanto, hoje com sua ajuda aprendi a pronunciá-la corretamente.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho um blog sobre língua portuguesa e hoje soube da correta pronúncia de sintaxe, minha professora de português disse que um professor de ciências falou para ela, quando soube fui logo pondo em meu blog, mas ao ver o dicionário Ruth Rocha vi que a pronúncia é sintakse,porém agora vejo seu blog e descubro o correto, amo o português por isso: por ser uma língua complicada, obrigado pela informação e visite meu blog: http://fanatismoporletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É muito comum esse tipo de dúvida. Que bom que estamos usando a internet para aprender, esclarecer e discutir coisas desse tipo. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. É muito comum esse tipo de dúvida. O x é uma letra meio complicada, mas com a ajuda de ferramentas como essa ,a internet, podemos aprender, esclarecer e discutir. Isso é muito legal.Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Fia, pega o dicionário Aurélio: tanto sintasse qto sintacse estão corretos.

    ResponderExcluir
  15. Fia, pega o dicionário Aurélio: tanto sintasse qto sintacse estão corretos.

    Obs.: sou formada em Letras/UFMG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline.

      Sim, você tem razão. Mas essa regra não se aplica a todos os dicionários.

      Nem todos aceitam "sintacse".

      abs,
      Lili

      Excluir
    2. É por essas e outras que o Aurélio deixou de ser o melhor dicionário da Língua Portuguesa. E isso, já faz bons tempos.

      Excluir
  16. Caros amigos, se pesquisarem de norte a sul do Brasil, e se incluírem outros países onde se fala a Língua Portuguesa poderão ver as diversas pronúncias que existem (aqui deve se ler "ezistem")!
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Segundo "papai", dicionário Aurélio, as duas pronúncias são aceitas e corretas para sintaxe, cs ou ss. Já para inexorável, também segundo papai, a pronúncia correta é com som de z.

    ResponderExcluir