E O QUE EU TENHO A VER/HAVER COM ISSO?*

Na pergunta acima, é possível usar ver e haver, mas vai depender do contexto. Vamos lá:

TER A VER e TER A HAVER

Ter a ver = ter relação ou afinidade; dizer respeito.
Exemplo: Eu acho que o Brad Pitt não tem a ver com a Angelina Jolie!...
(Ok, confesso: é inveja!)

Ter a haver = ter algo a receber.
Exemplo: Ela tem a haver 5 mil reais de um processo ganho.

Ainda é possível encontramos TER HAVER, mas aí já faz parte da área da contabilidade. Esse "haver" quer dizer "parte de uma escrituração comercial que indica que há algo a receber". Mas é mais comum o uso no plural.
Exemplo: A família dele tem haveres. (A família dele tem bens).

Então é assim:
- O que eu tenho a ver com isso? => O que isso me diz respeito?
- O que eu tenho a haver com isso? => O que eu vou receber com isso?


*Tópico sugerido por Marilyn Jane.

Comentários

  1. AMEI seu blog! Parabéns!

    Já está nos favoritos!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Maria Eduarda! Fico muitíssimo feliz!

    beijocas,

    Lili

    ResponderExcluir
  3. Lili, seu blog é incrível! Estarei sempre de olho nas aulas.
    Agora, poderia sanar uma dúvida. Parece um tanto tola, mas vamos lá: em que acepcões da palavra "universo" devemos usar inicial maiúscula? Faço tal pergunta, porque tenho observado que alguns físicos e astrônomos têm usado a palavra com inicial minúscula, quando esta significa "cosmos"(ou será "Cosmos"? kkk ).

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, AleMaO!!!
    Ler que meu blog é incrível me deixou com as bochechas vermelhas. Muito obrigada pela gentileza!

    Quanto à sua pergunta (jamais tola), Universo será com inicial maiúscula se estiver se referindo a espaço, estrelas, planetas, "cosmo" (inicial minúscula mesmo!) ou sistema solar. Nos outros significados, pode ser com inicial minúscula ou maiúscula.

    Esses físicos talvez não saibam disso, mas você agora sabe. Isso é o que importa! rs

    Grande Abraço (com iniciais maiúsculas pra você!)

    Lili

    ResponderExcluir
  5. kelen diniz13 março, 2012

    orgulho da mamãe essa menina!!!! ela é minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  6. obrigada fiquei satisfeita com a resposta abraço

    ResponderExcluir
  7. Lili,
    Oralmente também usamos a expressão "tive que me haver com os meus medos", por exemplo, de que haver estamos falando? Essa expressão pode ser usada na linguagem escrita? Qual é a forma correta?
    Obrigada!
    Abs
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Lili,
    Oralmente usamos também a expressão "tive que me haver com os meus medos", por exemplo. De que "haver/ a ver" estamos falando? Ela pode ser usada na forma escrita? Qual é a forma correta?
    Obrigada!
    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SEGUE OU SEGUEM OS ARQUIVOS?