MENOS É MAIS!*

Muitos confundem as palavrinhas MAS e MAIS na hora de usá-las. Então vamos entender cada uma:

MAS se usa quando expressamos oposição, adversidade:

Eu gosto de vermelho, MAS este tom não é bonito.
Eu sei cozinhar, MAS não gosto.
Ela é bonita, MAS ela não acha.

MAIS representa quantidade, intensidade:

Você vai querer MAIS um pedaço de bolo?
Ele sempre canta MAIS do que os outros.
Eu gosto muito MAIS de língua portuguesa do que de matemática.

A regra é simples, MAS se você se esquecer ou se confundir na hora em que for escrever, siga a dica: substitua a palavra que você usou por MENOS. Se fizer sentido, é porque o correto é o MAIS, pois um é antônimo do outro.



*Tópico sugerido por Priscilla Zelice.

123 TESTANDO...

Que tal fazer um teste para saber como anda o seu português?

Clique no link abaixo e veja se você está mandando bem, muito bem ou "puxa, eu sou demais!" kkkkkkk

É rápido e divertido. E se você não for bem, relaxe! As respostas vêm com explicação e ninguém vai ver seus pontos mesmo...

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/

Abraços.

ESTÁ DIFÍCIL? QUER QUE EU “AJUDE” OU QUER QUE EU “AJUDO”?

É assim:

Quando queremos expressar certeza, usamos o verbo no indicativo, seja presente, passado ou futuro: Eu AJUDO / Eu não AJUDEI / Eu AJUDAREI.

Mas quando queremos expressar situações de hipótese, suposição, desejo, expectativa, necessidade e outras semelhantes, usamos o verbo no subjuntivo: Eu não quero que você AJUDE.
(Nossa, soou meio grosseiro esse exemplo... Devia ter usado outro. Agora já foi. Rsrs)

Logo:

Você quer que eu VOU? – errado
Você quer que eu VÁ? – certo

Você quer que eu LIGO? – errado
Você quer que eu LIGUE? – certo

Você quer que eu PEGO? – errado
Você quer que eu PEGUE? – certo

Ele quer que eu FAÇO. – errado
Eler quer que eu FAÇA.– certo

Eu preciso que ele VAI. – errado
Eu preciso que ele VÁ. – certo

Aproveitando: o verbo PERDER sofre um pouquinho mais nesses casos do que os outros. O problema é o PERDA e o PERCA.

PERCA só usamos no subjuntivo: Não quero que você PERCA tempo.

PERDA é um substantivo: Visitar este blog não é uma PERDA de tempo... (rs).