AUTOCONTROLE*

‎- Lili, o que é AUTOCONTROLE?

- É escrever "Deus te ABENÇOE" sem colocar o til em cima do O!!

Galera, "abençõe" é só para os fanhos, no máximo!















*Para Juliana Peixoto, aquela linda!

AÍ BATEU AQUELA DOR DE BARRIGA...

Se você costuma dizer que teve uma desinteria, eu não te julgo. Afinal, praticamente todo mundo fala assim... Mas,............ Não está correto!

O certo é DISENTERIA. 

De qualquer forma, se esquecer depois, troque por desarranjo. rsrsrsrs.



Ah, e lave a mão depois, hein! 

MOMENTO DESABAFO!

Olá, turma!!

Ando muito ausente. Eu sei...

Não estou nada contente com isso, mas foi uma questão de força maior.

Quero muito retomar as aulinhas rápidas, mas, antes, gostaria de dizer uma coisinha: fico mais do que feliz quando vejo comentários e discussões aqui no blog sobre os posts. Eu gostaria de responder todos, mas nem sempre consigo. Eu recebo e-mails com perguntas e sempre que posso eu respondo. Demoro às vezes, mas respondo.

E aqui, tento fazer o mesmo, mas é complicado porque a partir de uma resposta, vem outra pergunta e assim por diante (e NÃO "por em diante" como eu já ouvi por aí, hehehe). Desculpem-me por isso, mas, por favor, continuem comentando e dando ideias porque eu leio TUDO o que vocês escrevem e isso me lembra ou me da ideias de novas dicas da Língua.

Outra coisa que eu gostaria de pedir é que me avisem se eu falhar em alguma coisa. Recebo muitos comentários me criticando, me questionando de onde tirei isso, de onde tirei aquilo, que é mentira o que eu estou dizendo, que não faz sentido... Mas eu pesquiso sempre e me formei nessa área. Não haveria por que inventar ou mentir... E se alguém quiser colaborar ensinando mais coisas, por favor, não hesitem.

Enfim, agradeço a todos que continuam visitando o blog e comentando.

Não parem. Eu também não vou parar!! ;-)

Bjs,
Lili


PARECE, MAS NÃO É!*

A doença transmitida por ratos é a lectospirose. Certo?
Não. É a LEPTOSPIROSE.

Aquele arroz de grãos grandes e que fica sempre soltinho é o tipo parbolizado?
Não. É PARBOILIZADO.

O Marley (aquele cãozinho do livro/filme) é um lavrador. Certo?
Não. É um LABRADOR.












Uma rua cheia de árvores é uma rua arvorizada. Certo?
Não. É uma rua ARBORIZADA.


Duas casas iguais são casas germinadas. Certo?
Não. São GEMINADAS (de gêmeas, duplicadas).
(Quer dizer... Se sua casa foi algo que brotou na terra, aí está certo! rs)



*Tópico incentivado por meu amigo Aldieris Nunes.

PRA QUE SERVE O CÓCCIX MESMO?

Uma amiga fofa ontem me perguntou qual o plural de CÓCCIX? Na hora pensei: opa, essa vai para o blog!

Antes do plural, a pronúncia correta: "kóksis"

No plural, funciona como tórax, ou seja, não muda:

O tórax, os tórax
O cóccix, os cóccix

E qual a função do cóccix? Ouvi dizer que é uma "herança" de antepassados que tinham caudas... Eu hein... Ainda bem que eu evoluí!

Imagem: http://s.silva777.sites.uol.com.br/org_vest.htm

ESTE É PARA AS MENINAS (E PARA OS MENINOS QUE... ENFIM...)

Como muitas mulheres, eu adoro uma maquiagem. Um blush, um rimelzinho, um gloss e pronto! Já tira aquela cara de sono da manhã. Ou, então, uma maquiagem mais completa pra dar um "tchan" na festa. rs

Enfim, meu toque hoje é quanto ao verbo MAQUIAR.

Já ouvi muito (e também já falei muito na época da inocência gramatical) as amigas falando "eu me maqueio".
Mas o correto é

"Eu me MAQUIO"
"Ele se MAQUIA"

Entendido, meninas?  (E... talvez... meninos... rs)

CERCA DE QUANTO, AFINAL?

Oi, tchurma!

Segue uma regra rápida, mas muito importante:

Quando usamos CERCA DE (quase, mais ou menos, aproximadamente), temos que arredondar a quantidade quem vem a seguir (seja pra mais ou pra menos). Ou seja:

Cerca de 22 pessoas confirmaram o evento - (INCORRETO)
Cerca de 20 pessoas confirmaram o evento - (APLAUSOS!)

Eu vi cerca de 28 crianças naquela praça - (INCORRETO)
Eu vi cerca de 30 crianças naquela praça - (APLAUSOS!)

Ganhei cerca de 158 milhões na Mega-Sena (INCORRETO, mas eu não ia me importar...)
Ganhei cerca de 160 milhões na Mega-Sena (SORTE!)