FIM OU FINAL DE SEMANA?*

FIM é o oposto de INÍCIO.
FINAL é o oposto de INICIAL.

Usando essa lógica, analisemos:
fim de semana <=> início de semana
final de semana <=> inicial de semana (estranho né?)

Gramaticalmente falando, o correto é "fim de semana", mas temos que entender que a Língua passa por muitas mudanças culturais (regionais ou não). Então, não há nada de mais em usar "final de semana", já que impregnou na comunicação do dia-a-dia. O que muda agora é que você sabe qual o correto gramaticalmente. Não é legal?

Abraços e bom fim de semana!



*Tópico sugerido por Karin Bernardo

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É, realmente, seguindo esse raciocínio, seria melhor mesmo falar e escrever fim de semana. Você baseou seu argumento opondo os antônimos da classe gramatical correspondente às palavras "fim" e "final".

    Mas é possível pensar que a palavra "final" também está correta dentro do termo "final de semana", já que ela está aí funcionando como substantivo e não como adjetivo, por mais que, a priori, você venha a encontrar "final" como adjetivo nos dicionários e nas gramáticas. Afinal, no domínio morfossintático, você em geral vai encontrar essas palavras antecedidas por artigo ("o fim de semana" / "o final de semana"). Ora, qualquer palavra antecedida por artigo se torna substantivo!!!!

    Logo, "final de semana" está corretíssimo, querida, inclusive do ponto de vista da gramática normativa.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que análise! Parabéns!

      Excluir
    2. Que análise! Parabéns!

      Excluir
    3. Que análise! Parabéns!

      Excluir
  3. Eu só falo FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Bela explicação. Coloquei link no meu blog.

    ResponderExcluir
  5. O correto é "FIM DE SEMANA".

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. No plano do sentido, fim de semana é uma expressão consagrada para indicar o período de tempo que se inicia na noite da sexta-feira e se encerra na noite de domingo ou manhã de segunda-feira.

    Por outro lado, final tem apenas um sentido próprio de última parte de algo, ideia essa presente em diversas expressões: final de dia, final de século. E, por não ser uma expressão consagrada como tal, nem formar um circunlóquio específico, o final de semana só pode ser entendido até a última hora do sábado, já que domingo é o primeiro dia da nova semana

    ResponderExcluir
  7. valeu! e o plural fica FINS DE SEMANA

    ResponderExcluir