ENTRAR PRA DENTRO

Antes de criticar alguém que fale "ENTRAR PRA DENTRO", verifique se você não fala:

HÁ muito tempo ATRÁS
CERTEZA ABSOLUTA
METADES IGUAIS
ELO DE LIGAÇÃO
ENCARAR DE FRENTE
SURPRESA INESPERADA
LIVRE ESCOLHA
ou ainda "PLANOS para o FUTURO" (a não ser que você tenha descoberto a máquina do tempo, aí tudo bem planejar o passado).

Tudo isso é pleonasmo, redundância, coisas que são óbvias. E muitas vezes nem nos damos conta...

9 comentários:

  1. Ai Lili, continue prestando esse serviço para a humanidade, minha querida...Suas dicas são práticas e seus textos, maravilhosos!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Lili, fale sobre a partícula SE, eu sempre me confundo se é indeterminação do sujeito ou partícula apassivadora..
    Beijokas,
    Marilyn

    ResponderExcluir
  3. Lili, fale um pouco de etmologia tb...Por exemplo, por que anjo é com J e angelical com G?
    Tem uma explicação etmológica para isso..
    Vc poderia falar tb um pouco sobre morfologia como o uso da crase, diferenças entre sigla, abreviação e abreviatura, etc..
    Beijokas,
    Marilyn

    ResponderExcluir
  4. A língua portuguesa é um convite ao desafio, a mesma nos faz pensar a cada frase dita... rsrsr... E, por falar em desafio, estou aqui pensando se usei corretamente a expressão A MESMA. Por favor, Lili, me explique quando devemos usar a mesma e o mesmo.
    Grato.

    ResponderExcluir
  5. Daniel Latorraca11 agosto, 2011

    Lili, ao falar em pleonasmo, surgiu-me a seguinte dúvida: se "livre escolha" é pleonasmo, "livre arbítrio" também seria? Agradeço a atenção. E parabéns pelo blog. Ele é ótimo. =)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Daniel! Que bom que gostou do blog. Obrigada!

    Então... Quando você faz uma escolha, é porque te deram opções, certo? Com relação a arbítrio, não são opções que te dão. Arbítrio tem a ver com vontade e livre-arbítrio é uma locução que quer dizer que você tem liberdade de fazer algo conforme sua vontade sem que nada possa impedir.

    Exemplos:
    1 - Eu terminei o ensino médio e tenho, então, livre-arbítrio para fazer uma faculdade. Se eu vou fazer ou não, é uma escolha.

    2 - Eu não terminei o ensino médio. Então, não tenho o livre-arbítrio para fazer uma faculdade.

    Espero ter esclarecido. Qualquer coisa, escreva.

    Abs,

    Lili

    ResponderExcluir
  7. Lili, não sei se podemos ver por este lado. Me corrija, por favor.

    ENCARAR DE FRENTE
    ENCARAR DE LADO - encarar significa cara-a-cara. Você pode estar com o seu corpo de lado mas continuar cara-a-cara com outra pessoa. Quando você encara de frente, você fica com o seu corpo de frente para o corpo da outra pessoa e cara-a-cara.

    SURPRESA INESPERADA
    SURPRESA ESPERADA - se uma pessoa diz que vai te fazer uma surpresa, essa surpresa passa a ser esperada.

    LIVRE ESCOLHA
    ESCOLHA RESTRITA - se eu pergunto qual sua cor favorita, mas dou apenas a escolha entre preta e branca, sua escolha não é livre, ela é restrita a 2 cores. Você tem a liberdade de escolher entre as 2 cores, porém não tem a liberdade de escolher a sua cor favorita, caso sua cor favorita não seja preta ou branca.

    PLANOS para o FUTURO
    PLANOS ANTIGOS - se você diz: Esses são meus planos. Podem ser planos de 10 anos atrás, que já foram realizados ou não.
    Mas quando você diz: Esses são meus planos para o futuro. Nós sabemos que são planos que não foram realizados ainda.

    Você acha que faz sentido?

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ronaldo Fenômeno!!

    Eu li com muita calma suas sugestões e é o seguinte:

    - Se encarar é olhar cara a cara e nos olhos (como diz o dicionário) não está ligado à posição do corpo. Mesmo porque não acho que a verbo faça sentido no caso de alguém olhar nos olhos do outro estando com o corpo de lado. Quando falamos sobre encarar, estamos dizendo que a pessoa está frente a frente a alguém.
    - Supresa. Eu até concordo com você, mas eu acho um furo avisar alguém que ele vai ter uma surpresa, pois neste exato momento, a supresa perde sua conotação.
    - Livre escolha. As opções podem ser restritas, mas, ainda ssim, sua escolha é livre entre o preto e o branco.
    - Um plano é um jogo de medidas para alcançar um objetivo. E aí não tem como não se referir ao futuro. Se você diz "eu tenho um plano antigo que quero por em prática agora" não há problema porque antigo é o adjetivo do plano. "Eu sei do meus planos de agora, os planos futuros eu não tenho como adivinhar". Neste caso, temos novamente um adjetivo (futuro). Agora... dizer que o plano é para o futuro é redundância porque não é possível ter um plano hoje para o passado.

    Enfim, são minhas observações. Claro que há muitas coisas que foram tomando outra forma e podem ser recebidas de outra forma (como o caso de surpresa, por exemplo). Mas se analisarmos a palavra ou o termo como ele se define, temos que tomar cuidado.

    Grande abraço,

    Lili

    ResponderExcluir
  9. "AH, E JAMAIS SEJAM INTOLERANTES OU PRECONCEITUOSOS COM PESSOAS QUE "SUPOSTAMENTE" FALAM ERRADO. POR QUE "SUPOSTAMENTE"? PORQUE JÁ VI MUITA GENTE "CORRIGINDO" O QUE JÁ ESTAVA CERTO. Nossa língua é um perigo!...
    Sem comentários... adorei!

    ResponderExcluir