PREVEU OU PREVIU?

Sabem aqueles verbinhos danados que nos confundem na hora da conjugação? Por exemplo, o verbo prever: Ele previu ou ele preveu?

Pois bem, é bem fácil saber. É só prestar atenção no verbo-base. Olhem só:

Prever => vem do verbo VER
Manter => do verbo TER
Intervir => do verbo VIR

Ele viu tudo / Ele previu tudo
Eu sempre vejo / Eu sempre prevejo
Eles vieram / Eles intervieram
Ela veio / Ela interveio
Os meninos viram / Os meninos previram
Se ela tiver uma proposta... / Se ela mantiver a proposta...
Se ele tivesse a casa... / Se ele mantivesse a casa...

Viu? É só atentar para o verbo "original" e conjugar da mesma forma.

10 comentários:

  1. Adorei a dica....e tb adorei te ver ontem =)

    ResponderExcluir
  2. Eu quero te ver ontem tb!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nao quero

      Excluir
    2. que ignorância cara...

      Excluir
  3. eu não quero !!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara Lili Vidal, amiga, puxadora de samba: e que dizer do verbo precaver?Eu "precavo-me" e não eu "precavejo-me"... Lá se vai a lógica pelo cano... Saudações absolutistas da metrópole... Rodrigo César

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rodrigo!

    Você tem razão. A regra não se aplica em 100% dos verbos, realmente nem sempre os verbos derivam de outros teoricamente semelhantes.

    De qualquer forma, considero o verbo "precaver" como um verbo defectivo, não tendo conjugação na primeira pessoa. Sei que alguns não o consideram assim, mas tenho alguns dicionários que me dão respaldo (como o Houaiss).

    Abaixo, dois sites que falam um pouco sobre este verbo:

    http://linguamodadoisec.blogspot.com/2008/10/o-mal-aventurado-verbo-precaver.html

    http://www.colegioweb.com.br/portugues/a-conjugacao-verbal.html

    Obrigada por sua colaboração! ;-)

    Lili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante a questão colocada pelo Rodrigo! Obrigado

      Excluir
  6. Eu quero te ver!!!!!!!!!! Ontem, hoje e amanhã

    ResponderExcluir