HEIN???

Eu gosto muito de me expressar bastante quando escrevo. Adoro usar sinais de exclamação, interrogação, reticências e palavras mais expressivas como hã?, hum, hummmm. (risos)

Mas há uma expressãozinha da qual eu não posso mais deixar de comentar porque tenho visto formas diferentes da grafia dela. Formas equivocadas, digamos assim... 

É a expressão HEIN / HEM, a qual sempre está acompanhada do sinal de interrogação por motivos óbvios! (risos)

Eu já vi EN, EM, EIN, HEN e por aí vai... Mas o correto é HEM ou HEIN (você escolhe!).

É uma expressão para denotar espanto ou indignação: 
- Eu detesto chocolate.
- Hem??? Como assim?

É usada também quando a pessoa não entende ou não ouve o que foi dito:
- Vovó, a senhora vai fazer 98 ou 99 anos?
- Hein?
- 98 ou 99 anos?
- Hein?
- Tudo bem, esqueça.
- Hein?...

Usa-se também no lugar de "não é verdade?":
- Você sempre consegue o que quer, hem?

Comentários

  1. Mas como sei onde devo usar HEIN ou HEM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fores digitalizar e-mails de giroscópios espaciais itinerantes que aparecem na galáxia de Órion ás 3 da tarde do horário estrelar vigente.

      Excluir
    2. Puta cara engraçado. Podia ser roteirista do Zorra Total.

      Excluir
  2. Deixe-me ver se entendi: Quando não ouvir ou não entender eu uso "hein", quando estiver espantada, indignada, ou no lugar de "não é verdade", uso "hem".
    Correto?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escolhe se usa Hein ou Hem...

      Excluir
    2. Você escolhe se usa HEM ou HEIN...As duas são corretas.

      Excluir
    3. Usa-se "hein" ou "hem" em qualquer dos casos acima. As duas formas são corretas.

      Excluir
  3. Amei!
    Parabéns pelo Blog uma ótima iniciativa!
    Um abraço!
    Jacqueline Cyntia

    ResponderExcluir
  4. afinal o correto é HEIN ou HEIM ???
    eu acredito que seja com N ( hein ) mas ja ouvir professor de lingua portuguesa dizer que se termina com M ( heim )

    ResponderExcluir
  5. Para os 2 (dois) primeiros comentários, já que eu não consegui responder individualmente, clicando no nome dos responsáveis, pelos mesmos.... "HEIN" e "HEM" estão corretos, independente da forma que for usado, mas na verdade esta duvida é bem comum, já que eu achava que o certo não era nenhuma das duas formas, para mim o certo era heim com o "M" no final, já que desde do 1° (primeiro) ano do ensino fundamental, eu aprendi que palavras que terminavam com som de "M", no final terminavam, na escrita com "M" no final .....Ninguém nunca me disse que existia, exceções tive que aprender, sem querer no FACEBOOK depois de 25 anos de idade, quando digitei, a palavra heim, (desta mesma forma que eu digitei agora) e deu aquele erro sublinhado vermelho, embaixo da palavra quando a mesma,esta errada !!!!!!!!! Se não fosse isso, eu escreveria errado, por muito mais tempo ainda !!!! (Pra vocês verem, como ensino no Brasil é bem fragilizado, já que eu estudei, (com minha mãe, tendo que trabalhar em 2(Dois) empregos, para pagar tal educação supostamente, privilegiada) em escola particular em 3 (três) escolas bem conceituosas na minha região(duas em Carapicuíba e uma em Osasco) da 1° (primeira) série até a 8°(oitava) série, em escolas particulares......!!!!! Se é, assim escolas que supostamente são mais eficientes, por serem pagas, imagina em escolas publicas que são praticamente abandonadas pelo Governo estadual e municipal ....!!!!! Vamos pensar bem antes votar porque tá foda !!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sempre uso o ''hein'' mas li agora em um site grande um "heim", achei estranho e vim aqui confirmar.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!
    Principalmente o último comentário: de acordo com o dicionário padrão do Microsoft Word, o termo "heim" está errado! E, como é dito neste texto, "hem" e "hein" são equivalentes!

    Por questões estéticas, prefiro o "hein". Mas, o que preferia mesmo, era ver ninguém utilizar "em" para expressar espanto!

    ResponderExcluir
  8. Adorei isso aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Mas por que não usar a expressão "EIN" de modo mais simplificado, haja vista que não há uma definição clara de sua real forma.
    Escrito assim (EIN), tem um som mais fiel a linguagem falada.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom e esclarecedor o Blog .Parabéns !

    ResponderExcluir
  11. Claro Vanei, concordo com você e iria além, eiM com M...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SEGUE OU SEGUEM OS ARQUIVOS?

E O QUE EU TENHO A VER/HAVER COM ISSO?*