Prefixo CO: usa-se hífen APENAS se a palavra seguinte começar com H => co-herdeiro / co-herói, etc. Caso contrário, escreve-se tudo junto => coautor, corresponsável, cooperar, copiloto, etc.
Quando você anexa dois arquivos num e-mail, você escreve "Segue os arquivos" ou "Seguem os arquivos"? Hummm... Aposto que está tentando lembrar (risos). Pois bem, o verbo SEGUIR concorda com o substantivo, ou seja: SEGUE o arquivo, SEGUEM os arquivos, SEGUE ANEXO o arquivo, SEGUEM ANEXAS as planilhas. Veja que ANEXO também concorda com o substantivo. Beijos.
Na pergunta acima, é possível usar ver e haver, mas vai depender do contexto. Vamos lá: TER A VER e TER A HAVER Ter a ver = ter relação ou afinidade; dizer respeito. Exemplo: Eu acho que o Brad Pitt não tem a ver com a Angelina Jolie!... (Ok, confesso: é inveja!) Ter a haver = ter algo a receber. Exemplo: Ela tem a haver 5 mil reais de um processo ganho. Ainda é possível encontramos TER HAVER, mas aí já faz parte da área da contabilidade. Esse "haver" quer dizer "parte de uma escrituração comercial que indica que há algo a receber". Mas é mais comum o uso no plural. Exemplo: A família dele tem haveres. (A família dele tem bens). Então é assim: - O que eu tenho a ver com isso? => O que isso me diz respeito? - O que eu tenho a haver com isso? => O que eu vou receber com isso? *Tópico sugerido por Marilyn Jane.
Ah, esse é simples: DOLOROSO é o que causa a dor. DOLORIDO é o que sofre a dor. Ex. Tomar uma Benzetacil é muito DOLOROSO. Deixa o corpo todo DOLORIDO. A morte de um querido é algo muito DOLOROSO. Bati o braço na quina da mesa e agora ele está muito DOLORIDO.
Comentários
Postar um comentário